ENCONTRE AQUI

Bairro Inteligente Vila A tem logomarca escolhida pela população

Votação pública ficou disponível entre 16 e 20 novembro. A ideia é que a população participe de todos os processos

Paula Fettermann | 24/11/2020

A população de Foz do Iguaçu (PR) já escolheu a cara do Programa Vila A Inteligente. Moradores da cidade paranaense que faz fronteira com Argentina e Paraguai votaram no que consideraram a melhor logomarca para identificar a iniciativa que disponibilizará à população a estrutura base do que virá a ser um modelo de cidade digitalmente interconectada. A região contará com semáforos, telões com horários de transportes coletivos, câmeras e luminárias que conversam entre si, para facilitar a vida do cidadão.

A logomarca escolhida representa exatamente o trecho da cidade com os pontos ligados, representando a dinamicidade tecnológica que o projeto provocará na vida dos moradores, destacando as iniciais do programa, a letras "V" e "A". A iniciativa do Vila A é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), juntamente com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Itaipu Binacional e da prefeitura do município.

De acordo com Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, o Bairro Vila A visa demonstrar como a tecnologia e a conectividade podem ser utilizadas no cotidiano de uma cidade para melhorar a vida da população. “A ideia é que esse projeto tenha sempre a participação da comunidade, seja na escolha da logomarca ou nos feedbacks sobre as tecnologias instaladas”, explicou.

Sobre as obras

As obras começaram oficialmente no dia 3 de novembro. O Centro de Controle e Operações (CCO) do programa, espaço onde todas as tecnologias serão monitoradas, já foi instalado na Concha Acústica do Gramadão da Vila A.

Nesta segunda-feira (23/11), foi iniciada a substituição dos quatro pontos de ônibus que se tornarão inteligentes. A estrutura terá uma tela com os horários do transporte coletivo, carregador para celular e uma iluminação própria, a fim de aumentar a segurança dos usuários.

Está prevista para esta semana também a implementação dos semáforos inteligentes nos quatro principais cruzamentos do bairro. Além dessas soluções, esta primeira fase da iniciativa, que deverá ser lançada no começo de dezembro, também contempla câmeras de monitoramento e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial.

Saiba mais sobre o Programa Vila A Inteligente:
https://www.abdi.com.br/postagem/bairro-inteligente-em-foz-do-iguacu
https://www.abdi.com.br/postagem/lancado-o-primeiro-bairro-inteligente-do-brasil
https://www.abdi.com.br/postagem/vila-a-inteligente-pontos-de-instalac-a-o-das-tecnologias-sa-o-definidos
https://www.abdi.com.br/postagem/iniciadas-as-obras-civis-do-programa-vila-a-inteligente