ENCONTRE AQUI

Digital BR classifica oito projetos de transformação digital no Nordeste

Os pilotos selecionados serão implementados em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas. Mais de 1.500 empresas de pequeno porte serão impactadas

Kátia Maia | 07/12/2020

O programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou 8 (oito) projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões.

Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas (confira abaixo detalhes sobre cada um).

Os projetos foram selecionados dentre 17 que passaram pela fase de refinamento, quando foram utilizadas metodologias, mentorias e ferramentas para auxiliar as redes proponentes na melhor qualificação do problema e da solução, bem como na definição de um plano consolidado para a implementação do projeto em nível de piloto. Foram mais de 180 agentes públicos e privados, participantes das redes, capacitados na etapa de refinamento. Cada projeto selecionado para esta fase receberá o prêmio de até R$ 1,5 milhão para implementação dos pilotos.

A avaliação de mérito dos projetos foi realizada por uma banca e, após a fase de interposição de recursos e contrarrazões, foi divulgada a lista dos finalistas. “Esse é um edital que muito nos alegra na ABDI, porque nos permite colocar em prática a nossa missão de fazer a transformação digital no setor produtivo brasileiro com algo que nos alegra ainda mais: fazer isso na região Nordeste”, afirmou o presidente da ABDI, Igor Calvet, ao anunciar os finalistas.

Agora, o Digital BR entra na fase de implementação dos projetos pilotos e “a expectativa do programa como um todo é impactar mais de 1.500 empresas, distribuídas em 14 municípios da Região Nordeste, contribuindo para o aumento da sua maturidade digital e inserção qualificada nesse universo cada vez mais conectado”, explicou Adryelle Pedrosa, Gerente da Unidade de Transformação Digital, da ABDI.

Conheça todos os projetos pré-selecionados, suas descrições, as redes de instituições proponentes e as unidades operacionais executoras de cada um deles: 

Digitaliza PMI, PE – visa alavancar a eficiência das indústrias, cobrindo diversos aspectos operacionais e táticos. Os três principais eixos do programa são: Implantação do MinA (Minha Indústria Avançada), ferramenta de digitalização da produção que permite a visualização em tempo real da eficiência de uma linha de produção; adaptação do Programa Desenvolvimento da Gestão de Indicadores do SEBRAE (PDGI); e consultoria de Lean Manufacturing, do SENAI. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 120 micro e pequenas empresas no setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.

Petrolina Economia Digital, PE - soluções que atuam nas dimensões Tecnologia, Gestão e Consumidor, necessárias para mudança de mindset com o processo de digitalização, conduzindo para transformação digital e atacando diretamente as causas que resultam na baixa capacidade digital do comércio das Micro e Pequenas empresas de Petrolina-PE. Espera impactar cerca de 150 micro e pequenas empresas no setor de comércio varejista de vestuário e acessórios de Petrolina, localizadas no centro do município, excetuando-se as lojas de shopping centers.

Pernambuco 4.0, PE - Diante da baixa capacidade de inovação digital das MPMEs da indústria de transformação, que provoca perda de faturamento, baixa inovação, competitividade e produtividade, a solução proposta é focada nos resultados inversos e endereça cada uma das causas raízes deste problema. A solução proposta se baseia na metodologia de inovação aberta do Open Innovation Lab - OIL, do Porto Digital. Espera impactar cerca de 180 micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina. 

RASTUM, CE -  prevê o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade com foco na cadeia do atum do Ceará, da captura ao beneficiamento. O sistema único permitirá a concentração das informações relativas às atividades industriais de pesca extrativa no estado e posterior acompanhamento e monitoramento por parte de entes privados e públicos intervenientes. Espera impactar, cerca de 50 empresas de pequeno e médio porte nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Rede Obras Digitais, CE - busca solucionar a falta de automação, pouca acurácia nos processos e a dificuldade na compilação dos dados coletados e na interpretação das informações geradas em operações da construção pesada. Propõe integrar dispositivos de sistemas embarcados às atividades operacionais da construção pesada.  O recurso facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos e automatiza processos manuais, mitigando ou reduzindo grande parte dos problemas pertinentes ao processo produtivo do segmento. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 200 empresas de micro e pequeno e médio porte da indústria da construção pesada nos municípios de Fortaleza, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Sudoeste Inova, BA – oferecerá ao usuário um ambiente completo e contínuo de transformação digital (em HUB), começando com metodologia testada e validada do IEBT –Inovação. A partir de um diagnóstico de maturidade digital e de produtividade, a solução identificará empresas para digitalizar processos internos de gestão e incrementar receitas on-line, como também fidelizar clientes por meio de canais digitais. Espera impactar cerca de 600 empresas de micro e pequeno portes, do comércio e prestação de serviços, nos municípios de Vitória da Conquista e Guanambi.

Transforma RN, RN - proposta de Hub de Conexões para ofertar Programa de Transformação Digital, capaz de prospectar ativamente e identificar as reais necessidades das organizações nesse aspecto. Realização de trabalho a sensibilização e prospecção de empresários, por meio de eventos específicos, para despertar a necessidade e interesse sobre a proposta; aplicação de Diagnóstico do César, para identificação da maturidade digital da empresa; e, a partir das necessidades constatadas, elaborar plano de ação, para cada realidade em específico dentro dos 8 eixos de transformação digital. Espera impactar cerca de 550 micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial, comercial e prestadores de serviços localizadas nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró.

Construção Alagoas em Rede, AL – busca fortalecer todo o segmento da construção por meio da disponibilização de informações confiáveis sobre fornecedores e prestadores de serviços da cadeia, cadastrados na plataforma Marketplace Construção Alagoas. Disponibilização de uma plataforma on-line que irá unir ofertantes e demandantes de serviços e produtos no segmento da construção, diminuindo o risco de contratação de pessoas que estão fora do ciclo tradicional de fornecedores da cadeia, e permitindo a avaliação dos compradores com maior segurança na prestação do serviço/produto. Espera-se impactar cerca de 30 empresas fornecedoras e/ou prestadoras de serviços, de micro, pequenos e médios, na cadeia de valor da construção civil, nos municípios de Maceió e Arapiraca.

PROJETOS UF REDE PROPONENTE UNIDADE OPERACIONAL EXECUTORA
RASTUM CE Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
Universidade Federal do Ceará – UFC
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará – SINDFRIO    Federação das Indústrias do Ceará – FIEC
Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
Digitaliza PMI PE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – Sebrae/PE
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE)
Fundação para Inovações Tecnológicas Pernambuco (FITec PE)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
SENAI/PE
Pernambuco 4.0 PE Núcleo de Gestão do Porto Digital
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco
SDECTI - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife
SOFTEX RECIFE - Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE
Núcleo de Gestão do Porto Digital
Petrolina na Economia Digital PE Petrolina na Economia Digital    PE    Prefeitura Municipal de Petrolina - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE
Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina
Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - FACTO
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE    Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – FACTO
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – FACTO
 
Rede Obras Digitais CE Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI
Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará – Sinconpe CE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
Certific NET - Treinamentos, Capacitação e Certificação Ltda
SENAI/CE
Transforma RN RN Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - SEBRAE/RN
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC)
Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A
SEBRAE/RN
Rede Sudoeste Inova BA Movimento Pró-Conquistas
ABRACON - Associação de Bares, Restaurantes da Indústria Alimentícia Fora do Lar de Vitória da Conquista
Fundação Educacional de Ciência e Inovação - FUNDEC
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia – SEBRAE/BA
Prefeitura de Vitória da Conquista
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI
Associação Comercial Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL)
FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista (SINCOMERCIOVC)
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Instituto Educacional Santo Agostinho S/A
IFBA – Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista
AINVIC - Associação de Indústrias de Vitória da Conquista
FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
VH Corp Aceleração e Gestão de Inovação LTDA    Fundação Educacional de Ciência e Inovação - FUNDEC
Fundação Educacional de Ciência e Inovação - FUNDEC
Construção Alagoas em Rede  AL Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas  (SINDUSCON/AL)
Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas de Alagoas – SEBRAE/AL
Gabinete de Governança – Prefeitusa de Maceió/AL
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
FIEAL – Federação das Indústrias do Estado de Alagoas