ENCONTRE AQUI

Digital.br: RASTUM é finalista em premiação internacional

Projeto que desenvolveu sistema de rastreamento da cadeia do atum é um dos três finalistas do Tuna Awards na categoria Transition 4.0. RASTUM recebeu investimentos da ABDI, por meio do edital Digital.br

CCOM | 27/08/2021

O RASTUM demonstra que a transformação digital é a alavanca essencial para o aumento de produtividade e de competitividade da cadeia produtiva da pesca.  A afirmação é da gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Adryelle Pedrosa. O projeto é um dos três finalistas da categoria Transition 4.0 do Tuna Awards, premiação internacional que acontece na Espanha, no dia 13 de setembro deste ano.

Para Adryelle, “o reconhecimento internacional obtido celebra o grau de inovação do projeto e sua relevância não só para o ecossistema pesqueiro do Ceará, mas do mundo”. A premiação tem como objetivo destacar os esforços do setor na digitalização e na sustentabilidade, além de premiar empresas e iniciativas inovadoras.  Ao todo, foram selecionados seis projetos relacionados com o atum que têm foco em inovação, nas categorias “Sustentabilidade” e “Transição 4.0”.

O RASTUM promove o rastreamento da cadeia do atum, que vai impactar digitalmente do pescador à comercialização de produtos. O projeto está desenvolvendo um sistema que utiliza automação e inteligência artificial. A metodologia visa melhorar a eficácia da coleta de informações na ponta dos dados sobre as espécies capturadas, da geolocalização das embarcações, da mensuração do volume das pescarias, entre outros.

O projeto é desenvolvido por uma rede formada pelo Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio); Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar). E tem como unidade operacional a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

De acordo com Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC, a seleção destaca um trabalho idealizado e implantado por uma cadeia de parceiros, “mostrando a capacidade da ABDI e do Observatório da Indústria do Sistema FIEC em sua atuação como elo integrador entre a indústria e a academia, fortalecendo a competitividade de nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Ceará e do País”.

Conheça o prêmio 

A ANFACO-CECOPESCA organiza, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, a primeira edição do Tuna Awards, um prêmio bienal voltado às inovações na indústria internacional do atum. Um projeto, de cada categoria, será o vencedor e terá reconhecimento global, além da divulgação e apoio dos organizadores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de setembro de 2021, em Vigo (Espanha), coincidindo com a Conferência Tuna X Mundial.

Digital.br

O programa Digital.br, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), selecionou oito projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões. Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas.