ENCONTRE AQUI

É possível ter confiança e segurança no ambiente da economia digital?

O desafio de como as empresas podem atender a estes requisitos e quais os aspectos humanos essenciais neste processo são abordados no e-book V da Série Economia Digital da FDC

CCOM | 23/09/2021

 A cada compra on-line que realizamos, compartilhamos várias informações pessoais e financeiras em um ambiente digital. Você já se perguntou se este ambiente é mesmo seguro e o que as empresas estão fazendo para proteger as suas informações? Se o dado pessoal é considerado o novo petróleo, a proteção destas informações passou a ser a nova sustentabilidade perseguida pelas empresas digitais. Com isso, a governança digital adquire importância crescente no cenário global e, para expandir esse debate, a quinta edição da Série Economia Digital trata do “Desafio da confiança e da segurança na economia digital”. 

O e-book está dividido em dois blocos, o primeiro aborda as condições para o aumento da confiança e segurança, com análises de Daniel Dobrygowski, do Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial (WEF); Miriam Wimmer, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Otávio Damaso, do Banco Central do Brasil; Leidivino Natal da Silva, da Stefanini Rafael; Larissa de Freitas Querino e Ricardo Gonzaga Martins Araújo, ambos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entre outros nomes de estudiosos da área.

Já o segundo bloco do e-book, o foco fica nos aspectos humanos e sociais da confiança na economia digital abordando temas como ética, desinformação, ativismo digital e relações de trabalho na Economia Digital. Participam como autores Diego Barreto, VP do iFood; Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Sandra Ávila, da UNICAMP; Rogério Pires, TOTVS; Nina Santos, Nilson de Oliveira, Sascha Meinrath, Wilson Wengelmann e Clóvis Freire. 

A Série Economia Digital é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) – uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020) – com a ABDI, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Cgee), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Stefanini, a TecBan e TOTVS e está fundamentada em uma coleção de e-books que busca responder, de maneira interrogativa e provocativa, 100 questionamentos sobre o tema. 

A coletânea é gratuita e fica disponível no site https://economiadigital.fdc.org.br. 

Serviço: Lançamento do e-book V da Série Economia Digital - “O desafio da confiança e da segurança” 

Como as empresas podem ser mais confiáveis e seguras na economia digital? Quando: 28 de setembro, terça-feira, 18h. Mediação: Carlos Arruda, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC. Convidados: Leidivino Natal, CEO da Stefanini Rafael. Bruno Jorge Soares, gerente de Difusão de Tecnologia na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Os aspectos humanos e sociais da confiança na economia digital. Quando: 29 de setembro, quarta-feira, 18h. Mediação: Heloisa Menezes, professora da FDC. Convidados: Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood. Wilson Engelmann, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito na UNISINOS. 

Programe se, inscreva-se e participe.

As instruções de acesso serão enviadas para os inscritos.https://www.sympla.com.br/economia-digital--book-5__1323306

Veja como a coletânea da Série Economia Digital com "As 100 questões mais relevantes sobre a economia que move as organizações e países" está organizada:

E-book I – A economia digital: como e por que move o mundo e as empresas, onde estamos e aonde podemos chegar (lançado em abril de 2021);

E-book II – Negócios e transformação digital (lançado em maio de 2021); 

E-book III – Acesso e adoção de meios digitais: estamos prontos? (lançado em junho de 2021); 

E-book IV – A adequação do ecossistema regulatório e de inovação para o digital (lançado em agosto de 2021); 

E-book V – O desafio da confiança e da segurança na economia digital (lançamento em setembro de 2021). 

Próximos lançamentos 
E-book VI – Os pequenos negócios e o mundo digital (Outubro de 2021); 
E-book VII – Síntese e insights (Novembro de 2021). 

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.